Cinco Perguntas a Tiago Froufe Costa

Pedro Teixeira, Tiago Froufe 

Quem é o Tiago Froufe?

Alguém que gosta de partilhar grandes momentos com as pessoas mais próximas. Isto começa no dia a dia com a actividade profissional, onde agencio gente muito talentosa com os seus projectos digitais, desenvolvendo conteúdos diferenciadores, chegando ao fim de semana com amigos onde nos sentamos à mesa para degustar a gastronomia local. E quanta riqueza temos no nosso país.

Como começaste a gostar de vinho? 

As ligações ao vinho são de sempre, a minha família materna é produtora de vinho no Douro, na zona de Mêda e Vila Nova de Foz Côa, e tenho grandes amigos também eles produtores de vinho nas várias regiões. Para além disso, sou da Beira Alta, região do excelente vinho do Dão.

Como não gostar de vinho com este berço e com a qualidade que temos no país?

Qual o prato favorito para acompanhar com Bons Rapazes? 

Neste início de clima cinzento e chuva, passa-me pela cabeça um almoço com a lareira acesa ao fundo da sala, o Tinto Reserva 2014 na mesa a acompanhar um arroz de espigos com costelas em vinha d’alhos. De babar.

Para o Branco, um peixe escalado com vista para o mar é sempre uma boa opção.

Sabes a receita? Podes partilha-la com os nossos leitores? 

A receita para estes vinhos é a clássica do Douro, foi sempre o nosso objectivo quando começámos a pensar no projecto. No Tinto, a Touriga Franca proveniente de uma parcela de vinha do vale do Rio Pinhão talvez seja o grande segredo da receita, tornando o vinho mais fresco e elegante. À casta principal juntámos a Tinta Roriz e a Touriga Nacional, as três provenientes de vinhas com mais de 30 anos.

Com quem gostas de beber Bons Rapazes ?

Costuma dizer-se que vinho é vida. E a vida é para ser partilhada, certo?
Os amigos e a família estão sempre em primeiro lugar e já fiz questão de partilhar estes vinhos tanto com uns como com outros em momentos distintos. Posso dizer que num final de tarde com amigos e umas tapas, o Branco encaixa na perfeição. Quando se passa para a mesa, o Tinto é quem comanda.

O vinho Bons Rapazes é uma parceria entre o blog Bons Rapazes e a Lavradores de Feitoria.

Receber as novidades do Adegga